Almost Heaven! 5 Jogadas Que Acabaram Em Pesadelo! 1

Pedro Nuno Silva 2 de Junho de 2015 História, Jogadas, NFL Comments
5 Jogadas

Almost Heaven! 5 Jogadas Que Acabaram Em Pesadelo! 1

Todos nós guardamos na memória momentos inolvidáveis que nos fizeram adeptos apaixonados do football. Todos acabamos por definir as nossas preferências por esta ou aquela equipa devido a uma drive impossível, um catch que desafia as leis da física e da anatomia humana ou por um intercepção nos últimos segundos do jogo, em cima das últimas inches da nossa zona defensiva (Ups! Pedimos desculpa aos nossos amigos leitores, fãs dos Seahawks, por este infeliz exemplo!)

Mas a paixão pelo jogo também pode nascer pelo lado do infortúnio, do azar ou apenas… da azelhice histórica!

É o relato de 5 dos momentos mais desgraçadamente memoráveis da história do jogo que vos deixamos aqui.

Mas antes um conselho para a leitura desta série: tenham uma caixinha de lenços ao vosso lado! Algumas destas histórias são de fazer quebrar o coração mais emperdenido e de deixar em prantos e lágrimas o mais duro e experimentado adepto da NFL.

1. The Fumble!

The Fumble

Cleveland Browns @ Denver Broncos (AFC Championship, 1988)

A pátria do football tem um local de nascimento: Canton, Ohio. E a equipa da NFL que representa o berço do jogo mora em Cleveland e dá pelo nome que todos conhecem de Browns, Cleveland Browns.

A história dos Browns tem os seus momentos de glória, feita por grandes nomes do jogo, encimados pelo enorme Jim Brown.

Mas a memória dos adeptos de Cleveland tem dificuldade em ver a luz gloriosa desses dias, por entre a escuridão de tantos e tantos momentos de infortúnio, azar e… azelhice! 17 de Janeiro de 1988 foi mais um desses dias. O local do “crime” foi o Mile High Stadium, em Denver, Colorado. A ocasião era o AFC Championship Game referente à época de 1987. O autor da “façanha”: o running back Earnest Byner. Um ano e 6 dias depois de verem esfumar-se o sonho de chegarem ao primeiro Super Bowl da sua longa história, às mãos de John Elway e da sua mítica The Drive, no AFC Championship Game de 1986, os adeptos dos Browns viveram mais um dia de esperança, com a oportunidade de disputarem de novo o acesso ao grande jogo, mais uma vez frente a Elway e aos Denver Broncos, mas desta vez na casa do adversário.

A 6 minutos do fim do 4º período de jogo e a perderem por 38-31, Bernie Kosar, o mítico quarterback de Cleveland, levou a equipa até umas bem promissoras 8 jardas da end zone dos Broncos. Restavam ainda 1 minuto e 12 segundos até ao fim do jogo, a prudência de Kosar e do treinador dos Browns Marty Schottenheimer, determinaram a opção por uma jogada em corrida, através do muito fiável running back Earnest Byner.

O resultado da jogada é que não foi o esperado, como se pode ver neste vídeo:

Apesar de ter sido o principal protagonista da jogada, Byner acabou por ser vítima da passividade do colega Webster Slaughter (WR) que, em vez de assegurar o bloqueio do defensive back dos Broncos Jeremiah Castille, ficou impávido e sereno a olhar para a jogada, permitindo que Castille tirasse a bola dos braços de Earnest Byner, privando-o a ele e aos Browns de um touchdown certo e já cantado por todos os adeptos de Cleveland.

Os Denver Broncos acabaram por ganhar jogo por 38-33, conquistando o seu 2º AFC Championship consecutivo, avançando para o Super Bowl XXII, onde seriam “goleados” pelos Washington Redskins por 42-10, num jogo disputado no dia 31 de Janeiro de 1988, no Jack Murphy Stadium, San Diego, California.

Acreditem ou não, os Cleveland Browns voltariam a disputar o AFC Championship na época seguinte onde seriam, de novo, derrotados pelos… Denver Broncos.
Quanto a Earnest Byner, jogou mais uma época nos Browns e apesar da má fama com que ficou em Cleveland depois deste jogo, acabou por fazer uma carreira com algum sucesso, jogando um total de 13 anos na NFL, conquistando mesmo o Super Bowl XXVI (1992) pelos Washington Redskins.

Acabou por voltar a Cleveland onde jogou mais duas épocas e acabou a carreira de jogador nos Baltimore Ravens. Foi 2 vezes seleccionado para o Pro Bowl e faz ainda parte dos “70 Greatest Redskins” e do “Baltimore Ravens Ring Of Honor”. Enveredou depois por uma carreira de treinador de running backs, tendo acabado a mesma em 2013, ao serviço dos Tampa Bay Buccaneers.
(Continua)

Almost Heaven! 5 Jogadas Que Acabaram Em Pesadelo!

1. The Fumble!

2. Uma PAT(ada) No Destino!

About The Author

Pedro Nuno Silva

Português. Duriense de nascimento. Tripeiro de coração. Minhoto por adopção. Numa palavra: nortenho. Ou seja, tinha tudo para ser um ignorante sobre futebol americano. Mas a 2 de Fevereiro de 2009 tudo mudou graças a cerca de 2 minutos de um jogo que era até aí um mistério insondável! Os culpados? Todos os jogadores dos Steelers e dos Cardinals. Mas, em particular, Ben Roethlisberger e Santonio Holmes e aquele touchdown a 30 segundos do final do jogo num equilíbrio improvável e que desafiou as leis da física e se pode colocar ao lado de um qualquer volteio do mais virtuoso bailarino do Bolshoi. A paixão pelo jogo cresceu de tal forma que hoje olho à minha volta e acho estranha tanta algazarra por causa das vitórias do F.C.Porto, da nossa seleccção ou das birras do CR7. Definitivamente tornei-me num alien em pleno coração do Alto Minho!