NFC North: Previsões e Power Rankings
Na NFC North reside a equipa com mais história e pedigree da NFL: Os Green Bay Packers. É uma equipa que mesmo quando colocada perante adversidades e potenciais dificuldades nunca sai completamente mal e faz sempre das suas fraquezas, forças. Esta filosofia é inerente à importância que a equipa tem para o jogo. Não são apenas mais uma equipa de uma região ou de um estado. São uma equipa em que o nome dos jogadores dá nome de ruas. São a equipa que deu o nome do seu antigo treinador Vince Lombardi ao troféu máximo da modalidade. No Lambeau Field, o seu estádio, os lugares cativos para o jogo têm incontáveis anos de espera e aqui os donos do clube são os próprios sócios. Eles são a essência do jogo. Este ambiente mítico que rodeia a equipa, faz com que os jogadores se superem mesmo quando as dificuldades apertam. Mas este ano não vai ser difícil. Têm Aaron Rodgers quanto a mim, o melhor Quarterback do jogo. Têm Clay Matthews e BJ Raji na defesa, e continuam a renovar a equipa numa logica de draft e de construção continua (Este anos do draft vieram Eddie Lacy e Johnathan Franklin). É também verdade que têm que melhorar uma defesa permeável que lhes custou muitas jardas e uma Offensive Line que lhes custou muitos sacks na época passada. Mas estão a gerir pormenores e não duvidas estruturais.
Já todas as outras equipas têm problemas e duvidas estruturais que serão determinantes na evolução das equipas ao longo de 2013. Os Minnesota Vikings têm a prova final para Christian Ponder. Será ele o Quarterback para levar a equipa a outros patamares e reduzir a dependência crónica no running game do super Adrian Peterson? Em 2013 terá que ser o ataque a levar os Vikings para os playoffs. Pois na defesa sem Corner Backs experientes vão estar mais vulneráveis. Com tudo isto creio que o excelente trabalho de renovação que está a ser feito em Minnesota só terá efeitos concretos nos anos vindoiros.
Os Chicago Bears procuram desesperadamente apoio adicional para Brandon Marshall. Conseguirão eles reduzir as dependências que têm num dos melhores Wide Receveirs da liga? Conseguirão a metamorfose de se transformar de uma equipa de defesa para uma equipa de ataque, liderados pelo birrento e egocêntrico Jay Cutler?
Finalmente os Detroit Lions que têm em Calvin Johnson o melhor Wide Receiver da liga! Mas para mal deles, de resto, precisam de tudo um pouco quer do lado da defesa, quer do lado do ataque. E mesmo no ataque (a imagem da temporada passada em Miami) não creio que Reggie Bush consiga em definitivo fazer pender a balança para o lado do Lions. Será mais um ano de montanha russa entre altos e (muitos) baixos.
Em resumo: Acaba por ser curioso, que numa divisão onde estão os melhores talentos de ataque de todo o jogo: Rodgers (QB-GB), Johnson (WR-DET), B.Marshall (WR-CHI) e Peterson (RB-MIN), que as equipas não sejam incontestadamente fortes e favoritas ao troféu Vince Lombardi 2013. Mas o desequilíbrio a favor de um overload ofensivo de todas elas vai transformar os jogos desta divisão em espectáculos de scores altíssimos.
Mas olhemos para o calendário e para as previsões:
Defendemos que sem grandes surpresas serão os Green Bay a ganhar a divisão com 12 vitórias e 4 derrotas. Das 4 derrotas, certa: apenas a da semana 1 em São Francisco. Já para os Vikings fica o favoritismo de todos os jogos em casa para 8 vitórias vs um calendário complicadíssimo on the road. Em situação quase idêntica estará a equipa de Chicago,mas a menor consistência do roster dos Bears levou-me a atribuir-lhes uma derrota adicional com os Bengals em casa. Finalmente os Detroit Lions. Desde difíceis vitórias contraTampa Bay e contra os Bengls as derrotas contra equipas teoricamente mais fáceis como os Cleveland, Philadelphia e Arizona. Inconsistência vai ser o prato do dia nesta casa durante 2013.
E como estão estas equipas classificadas nos últimos Power Rankings da NFL? Em que numero estão classificadas estas equipas dentro das 32 equipas que vão disputar o título este ano? Vejamos:
- Green Bay Packers – Nº5
- Chicago Bears – Nº13
- Minnesota Vikings – Nº17
- Chicago Lions – Nº24
Ou seja e em resumo a análise da NFC North diverge dos Power Rankings da NFL. Mas independentemente das previsões. Resta a pergunta mais importante: E para vocês qual é a vossa projecção para a NFC North?