Safety

Fabio Marques 23 de Novembro de 2015 Playbook, Posições Comments
Kam Chancellor

Safety

Os safeties são jogadores da defesa que se alinham entre 10 e 15 jardas (em média) atrás da linha de  scrimmage, e tem como função principal cobrir e impedir que passes em profundidade sejam recebidos.

Por serem os últimos defensores antes da endzone, é esperado que estes jogadores possuam uma técnica de tackle extremamente apurada e derrubem o adversário antes que eles marquem o touchdown. Safeties também são considerados os melhores hitters do time, batendo muito forte quando acertam o tackle nos recebedores.

Eles são defensive backs que possuem nominações diferentes, de acordo com a tarefa que devem realizar em campo: o Strong Safety e o Free Safety.

Strong Safety

Geralmente, são os safeties mais fortes e mais altos do time, mas o Strong não vem pelo seu porte, mas sim pela sua responsabilidade. O Strong safety deve cuidar do seu lado do campo, considerado o lado forte para passes e para o ataque avançar. Algumas vezes ele possui  a função de cobrir um jogador do backfield, em casos de motion, como o fullback e o running back. O Strong Safety acumula a função de um linebacker e de um defensive back nas situações de corrida.

Free Safety

O Free Safety tende a ser um pouco menor, mas muito rápido e ágil, para ter tempo para cobrir passes, sendo o último homem de segurança e sempre tentando impedir que os adversários completem passes e façam touchdowns. Ocasionalmente, free safeties são chamados para realizarem blitz, o que não é muito esperado pelo ataque adversário (já que estão tirando um jogador de profundidade para a linha de scrimmage) e acaba causando uma grande pressão no QB adversário.

Os safeties, geralmente, são os jogadores que mais interceptam passes no futebol americano.

Safeties Notáveis da NFL

Kam Chancellor (SEA), Earl Thomas (SEA), Harrison Smith (MIN), TJ Ward (DEN).

Safeties Notáveis do FABR (Brasil)

Matheus Luz (Brown Spiders), Cleverson Freitas (Coritiba Crocodiles), Fernando Giovanotti (Vila Velha Tritões), Paulo Torquato (São José Istepôs).

About The Author

Fabio Marques

Curitibano, atleta de Jiu Jitsu, Giants de coração, graduado em Comunicação Institucional pela UTFPR, #44 linebacker do UFPR Brown Spiders e, acima de qualquer clubismo, um apaixonado pelo futebol americano. Tenho 25 anos e me aproximei do futebol americano em 2004 (comemorando 2 Super Bowls e sofrendo nos outros anos). Sou comunicativo, com boa escrita e agora posso somar minha paixão pelo futebol americano com a minha habilidade para escrever textos emocionantes. Sempre gostei de esportes individuais, mas o futebol americano me trouxe para a coletividade, para o bem estar em conjunto e gostei disso (acreditem!). Serei correspondente dos estaduais e das principais competições de futebol americano aqui no Brasil. GO GIANTS! GO BIG BLUE!